Onde está o Aedes?

nível de
atenção

Dicas

A melhor forma de se proteger do mosquito é evitar que ele se desenvolva. Pra isso, é preciso eliminar os focos de larvas. Em relação ao mosquito adulto, a melhor maneira de combater é eliminar águas paradas, que são criadouros do mosquito.

Lembre-se:  Não havendo água parada, as fêmeas não têm um lugar adequado para que os ovos se desenvolvam. Desta forma, a população de mosquitos adultos vai sendo reduzida até não representar mais perigo.


Medidas para dificultar a transmissão da doença:


- Uso de espirais ou vaporizadores elétricos: devem ser colocados ao amanhecer e/ou no final da tarde, antes do pôr-do-sol, horários em que os mosquitos da dengue mais picam.

- Mosquiteiros: Devem ser usados principalmente nas casas com crianças, cobrindo as camas e outras áreas de repouso, tanto durante o dia quanto à noite.

- Repelentes: Podem ser aplicados no corpo, mas devem ser adotadas precauções quando utilizados em crianças pequenas e idosos, em virtude da maior sensibilidade da pele.

- Telas: Usadas em portas e janelas, são eficazes contra a entrada de mosquitos nas casas.

- Ar condicionado: O uso do ar condicionado inibe o mosquito, pois baixa a temperatura e a umidade do ar, mas não o mata. Ele tem mais dificuldade para detectar onde estará a possível vítima de sua picada. Estes aparelhos apenas espantam o mosquito que poderá voltar em outro momento quando eles estiverem desligados.

Como posso me proteger do mosquito?

Para proteção individual, recomenda-se a utilização de repelente. Em locais de transmissão, utilizar roupas que protejam as áreas do corpo mais expostas.


Devo usar inseticida para matar os mosquitos da dengue?

O uso indiscriminado de inseticidas favorece a seleção de mosquitos resistentes e expõe as pessoas com maior sensibilidade à toxicidade do produto. Além disso, não há garantia da eliminação desses insetos principalmente se houver criadouros no entorno dos imóveis. Para evitar os mosquitos da dengue, podem ser utilizados repelentes elétricos, mosquiteiros e tela milimétrica em portas e janelas.