Onde está o Aedes?

nível de
atenção

(Re)conheça o Aedes

Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. O mosquito costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa.
É um inseto de comportamento estritamente urbano. Em média, cada Aedes aegypti vive em torno de 30 dias e a fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos de cada vez. Uma vez com o vírus da dengue, a fêmea torna-se vetor permanente da doença. 
 
Os ovos não são postos na água, e sim na borda de recipientes - como latas e garrafas, pneus, calhas, caixas d'água descobertas, pratos de vasos de plantas ou qualquer outro que possa servir para armazenamento -, milímetros acima do nível da água. Quando chove, o nível da água sobe e entra em contato com os ovos, que eclodem em pouco mais de 30 minutos. Em um período que varia entre cinco e sete dias, a larva passa por quatro fases até dar origem a um novo mosquito.
 
As fêmeas e os machos ficam dentro das casas. A temperatura mais favorável para o desenvolvimento da larva é entre 25 a 30ºC. Abaixo e acima destas temperaturas, o Aedes diminui sua atividade. Acima de 42ºC e abaixo de 5ºC ele morre.


 

Saiba mais sobre o Aedes aegypti em Porto Alegre:  

 

 


Veja o vídeo produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) sobre o mosquito vetor da dengue


Na foto: Aedes aegypti (e) e Aedes albopictus (d) 
 
>>> Aedes aegypti
Tamanho - menor que um centímetro
Cor - corpo escuro com manchas brancas
Pernas - escuras com manchas brancas
Dorso do tórax - desenho em forma de uma lira
Hábitos - urbanos 
Vetor - real vetor da dengue no Brasil

>>> 
Aedes albopictus
Tamanho - menor que um centímetro
Cor - corpo escuro com manchas brancas
Pernas - escuras com manchas brancas
Dorso do tórax - desenho em linha reta longitudinal ao corpo
Hábitos - urbanos, rurais, silvestres e semi-silvestres 
Vetor - potencial vetor da dengue